Relato Pessoal - Ecoturismo

Atualizado: 23 de mai. de 2021

Prezado(a) candidato(a),


Proposta 1: Você comprou uma viagem ano passado para visitar uma aldeia indígena em um pacote de excursão de ecoturismo. A aldeia visitada foi da tribo dos Índios Yawanawás no Acre, onde recebem visitantes para conhecer e participar dos seus rituais e conhecer sua cultura. Escreva um relato pessoal, contando a sua experiência nessa aldeia indígena. O relato é um texto narrativo com impressões subjetivas e descritivas sobre a experiência vivida pelo autor.


Texto 1:


Índios Yawanawás, no Acre, recebem turistas para vivência espiritual na Amazônia


Na Amazônia Acriana, mais especificamente na Terra Indígena do rio Gregório, está localizada a aldeia Mutum, dos índios Yawanawás. Em 2000, o líder do povo indígena, Yawanawá Joaquim Tashka, percebeu que a cultura indígena ancestral estava se perdendo na aldeia: os jovens já não se orgulhavam tanto de suas origens e os costumes não eram mais passados de geração em geração.

Foi então que surgiu o Festival Yawanawá, que celebra a cultura indígena da tribo e resgata os costumes. O festival foi mais do que bem sucedido e passou a atrair turistas de todos os cantos. Segundo Tashka Yawanawá, a popularidade do festival era tanta que se podia compará-la ao festival de Parintins. Ou ainda, a uma espécie de “Woodstock da floresta”.

Uma década depois, diante da popularidade do Festival Yawanawá, Tashka e outros membros da tribo perceberam que o festival estava turístico demais e perdeu o tom intimista e tradicional dos primeiros anos. O festival não acabou, mas em 2013 surgiu a Festa Mariri Yawanawá, cuja programação é de cinco dias e cinco noites dedicadas à cura, dança, música e manifestações culturais e espirituais.

Em nenhum momento o turista é obrigado a participar das atividades, mas tem toda a liberdade para se juntar aos rituais e brincadeiras. Quanto mais integração, melhor. Seja com os índios ou com a natureza.


Disponível em: https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/indios-yawanawas-no-acre-recebem-turistas-para-vivencia-espiritual-na-amazonia/



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo