Os desafios para o ingresso ao mercado de trabalho no Brasil contemporâneo

Com base na leitura dos textos motivadores apresentados e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: Os desafios para o ingresso ao mercado de trabalho no Brasil contemporâneo - apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize, e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos na defesa de um ponto de vista.


Texto 1:


As dificuldades dos jovens para ingressar no mercado de trabalho


O problema começa com a nossa educação primária que é precária e deficitária em vários aspectos. E isso acaba atrasando os jovens quando os mesmos entram na universidade que também faz pouca contribuição para o aprendizado do acadêmico e quando falo isso não é porque os professores ensinam mal, é que ao invés de ensinarem os alunos a pensarem eles ensinam a obedecer. Os mesmos métodos dos anos 80 ainda são ensinados hoje. Essa maneira de ensinar deveria ser revista, o acadêmico entra sabendo pouco e sai da universidade apenas com o diploma sem a convicção de que aprenderam algo relevante em sua trajetória acadêmica ao saírem em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho as dificuldades são ainda maiores.

Ao participarem de uma entrevista de seleção para um cargo a primeira pergunta é: você já tem experiência na área? Ai já vem a primeira decepção, ele acaba perdendo a vaga para outra pessoa que já trabalhou na área. Outro problema para os jovens é que as empresas não querem treiná-los e prepará-los para os cargos oferecidos elas preferem pessoas que já trabalharam no cargo mesmo com uma escolaridade inferior, assim elas podem “explorar” esse colaborador, pois o mesmo não tem muita instrução acadêmica.


Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/as-dificuldades-dos-jovens-para-ingressar-no-mercado-de-trabalho


Texto 2:


Texto 3:


Como será o mercado de trabalho com os avanços tecnológicos?

Segundo a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mais de dez milhões de trabalhadores precisam ser requalificados até 2023. Esse dado mostra a influência da tecnologia no trabalho e os desafios que todos enfrentam para fazer a economia crescer. É preciso investir no negócio e nos funcionários para ter maior rentabilidade e competitividade no mercado.


Disponível em:https://www.tuiuti.edu.br/blog-tuiuti/como-sera-o-mercado-de-trabalho-com-os-avancos-tecnologicos

211 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo