Os desafios do ecoturismo no Brasil contemporâneo

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema os desafios do ecoturismo no Brasil contemporâneo, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTO 1

Ecoturismo: uma indústria sem chaminé (1998)


O aparecimento da consciência ecológica é caracterizado pela divulgação através da mídia e pelo crescente número de adeptos e voluntários interessados pela causa verde. A formação do que se denominou discurso ecológico compõe as mais diferentes posturas entre governamentais, empresariais, ativistas, cientistas. O ecoturismo surge neste horizonte como mais uma atividade econômica de valorização da natureza, uma prática a ser escolhida e incorporada ao cotidiano daqueles que vivem em centros urbanos.


SANTANA, Paola Verri de; CARLOS, Ana Fani A. Ecoturismo: uma indústria sem chaminé. 1998.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.


TEXTO 2


Muito espaço ao ar livre e poucas aglomerações. Estas são duas das principais características de destinos brasileiros de ecoturismo que foram reabertos recentemente para o público, após passarem meses fechados por causa da pandemia de coronavírus.


O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), Walter Palis, concorda, mas faz a ressalva: é importante que medidas sanitárias sejam aplicadas nestes lugares e os turistas, por sua vez, devem tomar cuidado durante o deslocamento até os destinos de ecoturismo, visto que muitos destes locais ficam longe de grandes centros urbanos e contam com pouca estrutura de saúde. "Em viagens feitas com um veículo próprio, o risco de contágio é menor", afirma Palis. Para o médico, caso opte por tomar um avião, o turista precisa seguir todas as recomendações para evitar contaminação....


Disponível em: https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2020/07/16/com-destinos-reabertos-ecoturismo-e-a-opcao-mais-segura-para-viajar-agora.htm


TEXTO 3


66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo