Os cuidados necessários para o ecoturismo no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os cuidados necessários para o ecoturismo no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Texto 1:

Estados vão avaliar áreas turísticas suscetíveis a desastres


Depois do desabamento de uma rocha que matou dez pessoas no Lago Furnas, em Capitólio (MG), ocorrido há uma semana, o Ministério do Turismo determinou que os estados realizem um levantamento dos destinos turísticos do país que apresentam risco de incidentes geológicos. A medida foi acertada durante reunião, por videoconferência, do ministro do Turismo, Gilson Machado, com integrantes Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

Segundo o ministro, o levantamento faz parte de uma série de medidas que estão sendo tomadas pela pasta para dar mais segurança à prática do ecoturismo no Brasil. "Solicitamos ao Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo que indiquem locais a serem analisados, a fim de possibilitar uma orientação mais efetiva contra perigos que ocorrem em lagos, cavernas, cânions, etc.", explicou. A ideia é que, após esse levantamento, avaliações geológicas sejam feitas nas áreas para estabelecer novos parâmetros de prevenção.


Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-01/estados-vao-avaliar-areas-turisticas-suscetiveis-desastres


Texto 2:


Grupo de turistas é resgatado pelos Bombeiros em SP após expedição liderada por coach


Um coach foi criticado após uma "expedição" malsucedida em Piquete (SP). Isso porque a viagem deu início a uma operação de nove horas para resgate de 32 pessoas pelo Corpo de Bombeiros. Não houve feridos na ação.

...

O capitão do Corpo de Bombeiros paulista, Paulo Roberto Reis, classificou o coach, chamado Pablo Marçal, como "totalmente irresponsável". "Subir com um grupo de pessoas despreparadas e sem equipamento é colocá-las sob risco de morte. Essa foi a pior ação que a gente viu no Pico dos Marins", destacou o bombeiro à publicação.


Com 2,4 mil metros de altitude, o local tem trilha difícil, além de histórico de mortes e pessoas perdidas. A empreitada ocorreu fora da época recomendada e sem os equipamentos necessários. O tempo de subida é longo — os percursos de ida e volta variam entre sete e oito horas, considerando uma hora de visitação no pico.


Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ultima-hora/pais/grupo-de-turistas-e-resgatado-pelos-bombeiros-em-sp-apos-expedicao-liderada-por-coach-1.3178461


Texto 3:


O ecoturismo nada mais é do que um turismo que tem como objetivo preservar a natureza enquanto as pessoas a admiram.

Sendo assim, é um segmento de atividade turística que tem como objetivo conscientizar a preservação do meio ambiente enquanto o turista faz atividades ligadas à natureza. Com a prática, as pessoas podem ter mais contato com o meio ambiente em forma de lazer e aprendizado.


Disponível em: https://www.petz.com.br/blog/curiosidades/ecoturismo/



179 visualizações0 comentário