O vício em jogos eletrônicos em debate no Brasil contemporâneo

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O vício em jogos eletrônicos em debate no Brasil contemporâneo”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.



TEXTO 1

Se você joga com alguma frequência, mesmo que não assiduamente, já deve ter sido chamado de "viciado em videogame" ou algo assim. Apesar dos tons frequentemente exagerados e brincalhões que esse tipo de conversa assume, há pessoas que realmente têm comportamentos nocivos com relação a jogos eletrônicos. É por isso que a Organização Mundial da Saúde (OMS) vai considerar transtornos associados aos games como problemas de saúde mental.

Para ser exato, em 2018, a OMS vai incluir transtornos patológicos ligados a jogos digitais à Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde ou, simplesmente, CID. Atualizado pela última vez em 1990, esse catálogo de doenças, por assim dizer, é usado mundialmente por governos, autoridades e serviços de saúde para fins estatísticos, cálculos de despesas médicas, aprovação de tratamentos e por aí vai.


DISPONÍVEL EM: https://tecnoblog.net/230737/oms-transtornos-mentais-games/


TEXTO 2


TEXTO 3

Um adolescente de 17 anos foi encontrado morto, em seu quarto, após uma maratona de jogos durante um feriado escolar.Viciado em games online, o adolescente Piyawat Harikun resolveu aproveitarpara fazer uma maratona de jogos pelo computador na noite de domingo.

Segundo seus pais, era comum o adolescente passar a noite toda jogando, que invariavelmente também se entendia pelo dia, horas a fio sentado em frente do computador. Eles vivem em Udon Thani, cidade da região norte da Tailândia.

Na tarde da última segunda-feira, seu pai entrou em seu quarto e encontrou o adolescente caído sobre o teclado. “Eu gritei o nome dele, disse para ele acordar. Não consegui notar que ele já estava morto”, declarou Jaranwit Harikun.


Disponível em: https://www.aquinoticias.com/2019/11/viciado-em-videogame-adolescente-e-encontrado-morto-apos-maratona-online/

229 visualizações0 comentário