O crescimento dos golpes virtuais no cotidiano brasileiro

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O crescimento dos golpes virtuais no cotidiano brasileiro”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.



Texto 1:


O uso mais intenso da internet durante a quarentena fez disparar as tentativas de fraudes e golpes virtuais.

Dados da Apura Cybersecurity Intelligence, empresa especializada em segurança digital, apontam alta de 394% nas ameaças eletrônicas, na comparação com 2019. Para 2021, a empresa alerta que a entrada do 5G e do Pix, o novo sistema de pagamentos, demanda atenção dos usuários. Para este ano, há uma crescente preocupação entre especialistas sobre o impacto do 5G no mundo do cibercrime. A tecnologia deve aumentar a quantidade de pessoas e de dispositivos conectados à internet, como equipamentos inteligentes para automatização de casas.

Ameaças de golpes virtuais avançaram 400%, aponta estudo.


Disponível em: < https://www.istoedinheiro.com.br/ameacas-de-golpes-virtuais-avancaram-400-aponta-estudo/ > Acesso em 14 mar. 2021.



Texto 2:


Crimes virtuais, consequências reais


Hoje, as compras pela internet são comuns, seja de produtos novos ou usados. Mas, além de atrair consumidores que buscam a comodidade de comprar qualquer produto ou serviço sem sair do local, pelo celular ou computador, essa nova forma de compra e venda também atraiu golpistas que atuam dentro e fora do país oferecendo produtos com preços abaixo do mercado, mas que nunca são entregues.

Uma das vítimas desses golpes foi a psicóloga Emmary Nascimento. Em 2014, ela comprou um celular de uma loja virtual que utilizava até mesmo famosos como garotos propaganda, mas até hoje não recebeu o produto que custou R$ 1.750,58. “Tinha um perfil no Instagram muito famoso chamado LuCunha Store. Eles prometiam a entrega em 90 dias e o preço era abaixo do de mercado. Eu fiz o depósito, recebi um e-mail de confirmação e a data que o celular chegaria, mas até hoje não chegou”, lembra.


Crimes virtuais, consequências reais. Disponível em: <https://cinform.com.br/2018/10/crimes-virtuais-consequencias-reais/ > Acesso em 14 mar. 2021.



Texto 3:






220 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo