O aumento do ativismo digital nos últimos anos no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O aumento do ativismo digital nos últimos anos no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Texto I

Ativismo nas redes sociais é um conceito que faz referência a atividades que utilizam páginas do Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e outros locais para promover o apoio a uma causa específica.

Nesta reportagem do site El País, o consultor Oscar Howell-Fernández, autor da obra “La mano emergente” (“A mão emergente”, em tradução livre), define o ativismo nas redes sociais como:

“Uma representação mais ou menos exata de nossas preferências e de nossa atividade social que se desenvolve de maneira constante e diária online, diante de instituições públicas ou privadas, governamentais ou comerciais.”

Igualdade de gênero, diversidade nas empresas, combate ao trabalho escravo, ao abuso infantil e à crueldade contra animais são exemplos de causas amplamente difundidas com o auxílio das redes sociais, caracterizando o ativismo nesses locais.


Disponível em:https://fia.com.br/blog/ativismo-nas-redes-sociais/


Texto 2


“Em vez de poucos vigiarem muitos, agora são muitos que vigiam poucos” (BAUMAN, ZIGMUNT. 2000, p. 77).


Texto 3


Recentemente, fãs de k-pop e usuários da rede social TikTok se juntaram numa ação on-line para boicotar o comício do presidente Donald Trump na cidade de Tulsa. Os ativistas coordenaram uma campanha on-line para se inscreverem massivamente no evento sem a intenção de ir e, consequentemente, esvaziá-lo. Os fãs da música pop sul-coreana também agiram durante os protestos da #BlackLivesMatter e inundaram o aplicativo da polícia de Dallas, no Texas, com fotos e vídeos de seus ídolos a fim de dificultar as denúncias de supostos atos de vandalismo cometidos por manifestantes. Segundo especialista, essas movimentações on-line constituem um novo tipo de ativismo, que é transformador e usar a internet para impulsionar protestos e alcançar grande adesão.


Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/ativismo-digital-e-novo-tipo-de-participacao-e-transformacao-politica/






180 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo