Mobilidade sustentável: caminhos para diminuição da poluição atmosférica no trânsito.

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema Mobilidade sustentável: caminhos para diminuição da poluição atmosférica no trânsito, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista

Texto 1:


Entre 2005 e 2014, as emissões do setor de energia passaram de 13,5% do total emitido pelo Brasil para 30,8%19. Foi o setor com o maior crescimento de emissões no período, de 53%. Esses valores se devem, principalmente, ao subsetor de transportes. E a tendência deve permanecer. Em 2005, os transportes respondiam por 6% do total das emissões e, nos últimos anos, o percentual mais que dobrou, chegando a 14%20. Sob essa ótica, o relatório [R]evolução Energética demonstra como o desafio das mudanças climáticas pode trazer oportunidades para que o Brasil transforme sua matriz energética, ao mesmo tempo que promove uma sociedade mais justa e inclusiva.


Fonte: Relatório Revolução energética 2016. Documento com informações relacionadas ao Acordo de Paris.


Texto 2:




Texto 3:


Artigo 98 da CTB (Código de Trânsito Brasileiro)

  • Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.

  • Os veículos e motores novos ou usados que sofrerem alterações ou conversões são obrigados a atender aos mesmos limites e exigências de emissão de poluentes e ruído previstos pelos órgãos ambientais competentes e pelo CONTRAN, cabendo à entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo cumprimento das exigências.



95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo