Linchamentos virtuais como reflexo da falta de letramento digital

Com base na leitura dos textos motivadores apresentados e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: Linchamentos virtuais como reflexo da falta de letramento digital - apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize, e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos na defesa de um ponto de vista.


Texto 1:


Engana-se quem acredita que o letramento digital é apenas uma metodologia de alfabetização tecnológica, que explora novas linguagens, métodos, ferramentas e jargões. Esse tipo de aprendizado é muito mais que isso e deve ser avaliado pelos educadores como um importante instrumento de mudança comportamental e social. Isso porque, no letramento digital, é analisada a importância da tecnologia no nosso dia a dia e como o uso correto dos canais digitais pode proporcionar resultados expressivos.

Esse método une leitura, escrita e conhecimentos empíricos em um conjunto de aplicações analíticas, que promovem um olhar diferenciado sobre múltiplos temas. Sob esse ponto de vista, consideramos o letramento um divisor de águas ainda pouco explorado atualmente.

Não basta oferecer ferramentas como tablets e smartphones se não mostrarmos o quanto esses mecanismos auxiliam para a evolução e a resolução de conflitos. Se o professor disponibiliza atividades com jogos virtuais em sala de aula, por que não enaltecer o quanto esse passatempo ajuda diretamente no enriquecimento do papel e perfil analítico, além de prover um olhar estratégico sobre uma situação? Esse é um caminho que promove transformação comportamental, na qual o indivíduo enxerga a tecnologia como aliada e não como meio. Ainda sim, é necessário reforçar que esse processo é bastante profundo, pois ele não aprende apenas a utilizar, mas a pensar e a programar com novas possibilidades.


Disponível em: https://planin.com/o-letramento-digital-como-instrumento-de-mudanca-social/


Texto 2:


Linchamento virtual: Uma arma perigosa que pode ser letal

A irresponsabilidade utilizada como arma no meio virtual


Nós brasileiros, ocupamos a 3ª posição no ranking mundial da internet, segundo dados do Ibope Nielsen Online. O uso da internet em locais de trabalho e domicílios brasileiros vem crescendo muito nos últimos tempos, colocando o Brasil acima de países como a Alemanha, o que por um lado é benéfico porque nos traz os benefícios dos avanços tecnológicos, mas por outro lado, muita preocupação quanto ás formas e finalidades para as quais muitos internautas fazem uso da internet.

Não obstante às campanhas educativas, criação de Delegacias Especializadas em Crimes Cibernéticos, a exemplo da Safernet Brasil, DEICC, DRCI, dentre outros, é muito comum encontrarmos publicações maldosas que divulgam nomes e imagens de pessoas, de forma injuriosa, caluniosa e difamatória, frases de efeito como, “morte ao fulano”, incitando o ódio e a violência sem se quer medir as consequências danosas de tamanha irresponsabilidade virtual.


Disponível em: https://amitafamitaf.jusbrasil.com.br/artigos/220020703/linchamento-virtual-uma-arma-perigosa-que-pode-ser-letal


Texto 3:




124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo