Caminhos para incentivar a adoção de crianças e adolescentes com deficiência

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para incentivar a adoção de crianças e adolescentes com deficiência”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Texto 1:


O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou a campanha Escolher Adotar é Escolher Amar, em alusão ao Dia Nacional da Adoção, comemorado hoje (25), com o objetivo de encorajar famílias a adotarem crianças e adolescentes com enfermidade ou deficiência.


Até a próxima sexta-feira (27), durante a Semana de Mobilização para Adoção, as redes sociais do MMFDH mostrarão o passo a passo para a adoção no Brasil, as políticas envolvidas, informações sobre adoção tardia e inter-racial e depoimentos de famílias que conseguiram adotar.


Uma nova ferramenta que facilita o processo de adoção foi lançada ontem (24) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Consiste na busca ativa nacional, para promover o encontro entre pretendentes habilitados e as crianças aptas à adoção que tiverem esgotadas as possibilidades de buscas nacionais e internacionais de famílias compatíveis com seu perfil no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).


Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2022-05/campanha-incentiva-adocao-de-criancas-e-adolescentes-com-deficiencia


Texto 2:

Texto 3:


Atualmente, há 4.963 crianças aptas à adoção no país e 32.863 pretendentes habilitados, de acordo com dados do Sistema Nacional de Adoção, do Conselho Nacional de Justiça. Segundo a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do MMFDH, aproximadamente 25% das crianças que estão na fila de adoção têm deficiência ou algum tipo de doença rara.


Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/assistencia-social/2021/05/adocao-tardia-e-de-criancas-com-deficiencia-e-doencas-raras-sao-incentivadas


138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo