Caminhos para estimular práticas esportivas inclusivas no ambiente escolar

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para estimular práticas esportivas inclusivas no ambiente escolar”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTO 1


A Educação Física é uma disciplina muito significativa, porém, por diversas vezes, pouco valorizada na grade curricular. Ela insere, adapta e incorpora o aluno no saber corporal de movimento, sua função é formar o cidadão que segundo Betti (1992) irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, qualificando-o para desfrutar os jogos, os esportes, as danças, as lutas, as ginásticas e práticas de aptidão física, em proveito do exercício crítico dos direitos e deveres do cidadão para a benfeitoria da qualidade de vida humana.


A educação física veio para somar e contribuir com a educação intelectual e moral nas escolas, uma das responsabilidades dessa disciplina é de instruir e instigar o aluno a opinar e se posicionar criticamente em relação às atuais linhas de cultura corporal de movimento.


Disponível em: - Leia mais em https://sportsjob.com.br/a-importancia-da-educacao-fisica-escolar-na-formacao-do-individuo/


TEXTO 2


A inclusão social é o conjunto de medidas direcionadas a indivíduos excluídos do meio social, seja por alguma deficiência física ou mental, cor da pele, orientação sexual, gênero ou poder aquisitivo dentro da comunidade. Dessa forma, o objetivo dessas ações é possibilitar que todos os cidadãos tenham oportunidades de acesso a bens e serviços, como saúde, educação, emprego, renda, lazer, cultura, entre outros.


Disponível em: https://www.politize.com.br/inclusao-social/?https://www.politize.com.br/&gclid=CjwKCAjwiY6MBhBqEiwARFSCPnMfd27JT5wQ9Md0CfJFsIxEHS-TyDHZk7gZbJZNCe6uPpHPbwHpphoCRXkQAvD_BwE



TEXTO 3


A relação entre o bullying e a educação física

Com toda certeza o bullying se apresenta de forma mais explícita nas aulas de Educação Física. Diversos autores, como o Jeferson Retondar, mostram que o jogo é um recurso simbólico que permite que qualquer pessoa, adulto ou criança, extrapole sua realidade. Em outras palavras, o indivíduo, quando brinca ou joga, esquece todas as repreensões sociais, problemas, entre outros, e se representa como um ser livre que irá descarregar sua válvula de tensão naquele momento. Daí surge tantos palavrões e expressões impensadas de um torcedor de um time de futebol, ou em uma simples partida de futebol com os amigos. As crianças, nas aulas de Educação Física, quando jogam, também extrapolam o senso das restrições sociais e se expressão oral e corporalmente sem precisar se controlar. Nesse momento, o aluno se vê livre para expelir agressões físicas e orais ao seu amigo de classe.


Disponível: https://blogs.oglobo.globo.com/pulso/post/a-relacao-entre-bullying-a-educacao-fisica-441842.html


TEXTO 4








301 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo