Caminhos para ampliar a distribuição de alimentos a pessoas carentes no Brasil.

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema Caminhos para ampliar a distribuição de alimentos a pessoas carentes no Brasil. , apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTO 1:

Ação da Cidadania, CNBB e Cáritas vão distribuir alimentos a carentes

Ação começou esta semana com a doação de 130 toneladas


A organização não governamental (ONG) Ação da Cidadania firmou parceria com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Internacional para o combate à fome em tempos de pandemia do novo coronavírus. A ação conjunta começou esta semana com a doação de 130 toneladas de alimentos não perecíveis para as dioceses locais da CNBB em nove estados (Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

O diretor executivo da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, disse à Agência Brasil que a Cáritas e a CNBB têm alcance grande e atuação muito forte em regiões mais vulneráveis. Além disso, lembrou que o fundador da Ação da Cidadania, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, tinha relação estreita com a Igreja nas questões sociais.

As 130 toneladas de alimentos foram enviadas para as paróquias e dioceses onde a CNBB tem famílias cadastradas, além de populações indígenas. “São populações bem vulneráveis. E é uma distribuição nacional. Nós estamos indo de Norte a Sul do país e complementando a nossa rede agora com a CNBB/Cáritas”, afirmou Kiko Afonso. A partir de agora, sempre que tiver envio e entrega de alimentos, a CNBB/Cáritas será incluída na rede de comitês estaduais da Ação da Cidadania.


Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2020-05/acao-da-cidadania-cnbb-e-caritas-vao-distribuir-alimentos-carentes




TEXTO 3:


Mesa Brasil Sesc combate o desperdício de alimentos



Atualmente mais de 14 milhões de brasileiros passam fome no país (FAO 2017). Além disso, o Brasil está entre os países com maiores índices de perda e desperdício de alimentos. Uma equação difícil de fechar. Como pode existir fome de um lado e tanto desperdício de outro? O Mesa Brasil Sesc, desde 1994, contribui para mudar esse cenário. A Rede de banco de alimentos combate a fome e o desperdício, a partir de parcerias, e transforma a vida de crianças, jovens, adultos e idosos em todo o Brasil.


Disponível em: http://www.sesc.com.br/portal/site/mesabrasilsesc/home/

151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo