A urgência da educação ambiental no Brasil

Com base na leitura dos textos motivadores apresentados e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: A urgência da educação ambiental no Brasil - apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize, e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos na defesa de um ponto de vista.


Texto 1:

Educação Ambiental: por que ela é tão importante?

O saneamento básico e o meio ambiente têm forte ligação e se relacionam em vários aspectos. Os serviços englobados no saneamento, como abastecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto, drenagem de água pluviais e recolhimento e destinação adequada do lixo são essenciais para a prevenção de doenças e a preservação de rios, lagos, fauna e flora no mundo todo.

Nesse sentido, a educação ambiental tem um papel muito importante, porque forma cidadãos mais participativos em assuntos relacionados às questões de responsabilidade socioambiental, como a preservação dos mananciais, da mata ciliar, o descarte correto do lixo e também quanto à prestação dos serviços públicos básicos, como acesso à água tratada e coleta e tratamento de esgoto.

Apesar dessa importância, a educação ambiental ainda não é um tópico abordado com profundidade na formação cultural e acadêmica do brasileiro, mas é possível mudarmos essa realidade.

Disponível em: https://www.institutounibanco.org.br/aprendizagem-em-foco/54/


Texto 2:


Lei nº 9.795, institui a Política Nacional de Educação Ambiental

DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Art. 1º

Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Art. 2º

A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.


Texto 3:


Educação ambiental faz com que as crianças se conectem com a natureza


O contato com a natureza é tão importante para as crianças que muitas escolas estão criando espaços para promover a educação ambiental. É o caso da Escola Portal, que projetou um lugar para os alunos brincarem com segurança na natureza. Na Toca da Raposa, como o espaço é chamado, os estudantes têm acesso a terra, grama, pedras, árvores, brinquedos educativos, casa na árvore, escalada, tirolesa e até um mini lago, com peixes e tartarugas. Pelo menos uma vez por semana os alunos da educação infantil trocam a sala de aula pelo espaço ao ar livre.

Com muito verde e ar puro, a diversão é garantida na Toca da Raposa. Lá, as crianças usam e abusam da imaginação para se divertir enquanto sobem em árvores, escalam pedras, colhem frutos direto do pé, cavam buracos, brincam no barro e ouvem o barulho dos pássaros. Quantas experiências incríveis podemos viver na natureza? Muitas! É o que diz a Bella Pabovani de Carvalho Maia, de 6 anos, que adora passar o dia brincando e aprendendo na natureza. Matriculada no 1º ano do Ensino Fundamental 1 da Escola Portal, a pequena classifica a Toca da Raposa como o seu lugar preferido.


Disponível em: https://www.jornalcruzeiro.com.br/suplementos/cruzeirinho/2021/05/672425-educacao-ambiental-faz-com-que-as-criancas-se-conectem-com-a-natureza.html



126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo