A tecnologia a favor da Segurança Pública no Brasil

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema a tecnologia a favor da Segurança Pública no Brasil, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Texto 1:

Policiais da Ciops concluem Curso de Sistema Digital de Segurança Pública

Cerca de 30 policiais civis e militares que atuam na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) concluíram, nesta terça-feira (06), a primeira edição do Curso de Sistema Digital de Segurança promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

O encerramento do curso foi marcado pela palestra “Tecnologia e Segurança Pública: O Modelo do Ceará”, ministrada pelo titular da SSPDS, André Costa, que falou sobre os desafios na aquisição de tecnologias, combate à mobilidade do crime, estrutura em Big Data e os novos focos de atuação da segurança pública. Além de apresentar os aplicativos e equipamentos tecnológicos, desenvolvidos especificamente para auxiliar as forças de segurança do Ceará, como o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (SPIA) e os resultados obtidos após sua implementação.

https://www.sspds.ce.gov.br/2018/11/06/policiais-da-ciops-concluem-curso-de-sistema-digital-de-seguranca-publica/



Texto 2:


Por que a adesão ao uso de tecnologia é lenta na Segurança Pública?


O setor público tem enorme dificuldade em adquirir tecnologia porque as compras públicas são reguladas pela Lei 8666. Empresas privadas compram tecnologia visitando fornecedores, entendendo seus produtos, barganhando por um preço mais baixo, negociando termos de atualização de softwares. O setor público tem que elaborar um termo de referência especificando tudo que se deseja comprar para que a qualidade técnica possa ser considerada como item para selecionar o ganhador além de preço. Esse processo leva meses e na velocidade que a inovação ocorre não é raro terminar o processo e a tecnologia adquirida já estar ultrapassada. Outro grande desafio é o custo de manutenção, que costuma ser a maior parcela dos recursos necessários para operação. Encontrar orçamento de custeio para incorporar essa despesa é outra questão importante e que dificultará seu uso em cidades com fortes restrições e variações orçamentárias, o que costuma ser a regra em cidades de países em desenvolvimento marcadas pela violência.


Disponível em: https://blogdoibre.fgv.br/posts/por-que-adesao-ao-uso-de-tecnologia-e-lenta-na-seguranca-publica


Texto 3:



43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo