A influência dos desenhos na formação de crianças e jovens em questão no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A influência dos desenhos na formação das crianças e jovens em questão no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


TEXTO 1


Os desenhos animados assim como os contos de fadas, podem servir para dar a criança noção de moral, senso critico, noção de certo e errado, bem e mal e consequências de atitudes consideradas inadequadas a partir da sociedade atual.

Os clássicos dos anos 90 apresentavam historias elaboradas sem classificação da faixa etária que poderia assisti-lo. Por isso os desenhos japoneses, popularmente conhecidos como Anime, ficaram famosos no publico infantil. Os conteúdos destes desenhos são altamente elaborados, mas precisamente para um publico mais amadurecido do que o infantil.

Na atualidade os desenhos possuem classificação da faixa etária em que a criança pode assistir. É importante a supervisão de um adulto enquanto uma criança assiste televisão ou quando navega na internet.

As crianças se identificam com algum personagem de seus desenhos favoritos, através desta identificação as crianças procuram agir de forma parecida com seu personagem favorito. Em alguns casos, as crianças querem roupas que tenham o personagem, brinquedos e fantasias para se sentir parecidos. Daí a importância de observarmos quem e o que tem servido de modelo para nossas crianças seguirem.


Disponível em: https://www.psicologiamsn.com/2014/12/influencia-dos-desenhos-animados-no-desenvolvimento-da-personalidade.html


TEXTO 2


Na noite do último dia 17 de outubro, a Record TV utilizou o seu programa Domingo Espetacular para fazer um alerta sobre crianças expostas a conteúdos violentos.

[...]

O dominical apresentou uma denúncia sobre como Death Note estaria influenciando negativamente crianças e adolescentes: "Especialistas denunciam que muitas crianças estão acessando material que tem uma aparência inofensiva, mas que trazem cenas de violência explícita capazes de chocar até a um adulto e provocar sérios danos à saúde mental", narrou a apresentadora Carolina Ferraz ao anunciar a matéria de 11 minutos de duração que pode ser vista no canal de YouTube do Domingo Espetacular. O tom era como se a emissora tivesse descoberto um grande inimigo oculto da sociedade.

[...]

Quem acompanha anime e mangá no Brasil há tempos deve se lembrar de vários outros casos nos quais produções japonesas foram consideradas impróprias para crianças, ou mesmo relacionadas a demônios.

[...]

Em 2004 a Globo foi impedida pelo Ministério da Justiça de exibir o anime InuYasha, o órgão público considerou o conteúdo violento para as manhãs da emissor.


Disponível em: https://www.omelete.com.br/anime-manga/death-note-record-materia


TEXTO 3


Crivella manda recolher HQ dos Vingadores com beijo gay; Bienal se recusa


O prefeito MarceloCrivella determinou que a história em quadrinhos "Vingadores: A cruzada das crianças" fosse recolhida da Bienal do Livro, no Riocentro. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito afirma que a HQ de super-heróis tem "conteúdo sexual para menores". Dois dos personagens da saga são namorados e aparecem se beijando em um painel - o livro tem 264 páginas. No vídeo, Crivella diz: "Portanto, a prefeitura do Rio de Janeiro está protegendo os menores da nossa cidade."


Disponível: https://oglobo.globo.com/cultura/crivella-manda-recolher-hq-dos-vingadores-com-beijo-gay-bienal-se-recusa-23930534







255 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo