A desvalorização dos artistas no Brasil.
A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A desvalorização dos artistas no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Texto 1:
Ser um artista no Brasil é optar por uma carreira árdua e cheia de dificuldades, sendo uma delas a desvalorização do artista no país. Falar sobre as problemáticas que o artista brasileiro sofre é falar também de alguns aspectos bem específicos, e vamos começar falando sobre a elitização da cultura e da arte no Brasil. Esse, na verdade, é um fato histórico, pois por muito temo esse aspecto da existência humana foi dedicado ao público da elite brasileira.
Ou seja, arte elitista produzida para um público elitista, o que até hoje evidencia o preconceito que atinge o artista contemporânea. Além da própria desvalorização que este profissional da arte enfrenta, existe uma linha de frente ainda mais sofrida que é composta pelos artistas contemporâneas.
Estes encontram um salário ainda menor, pouco reconhecimento, oportunidades reduzidas e um campo de trabalho seletivo, no qual poucos nomes chegam a se destacar.
Disponível em: http://www.jovensbraskem.com.br/o-desvalorizacao-do-artista-no-brasil/
Texto 2:

Texto 3:
Pandemia revela pouca valorização da arte
O setor cultural foi um dos mais afetados pela pandemia, pois depende diretamente do contato com os públicos para a realização de sua arte e, assim, manter as suas formas de ganho e sustento. Os artistas tentam seguir fazendo o que fazem mesmo que, na maioria das vezes, sem nenhum incentivo monetário ou moral por parte dos seus prefeitos e governadores. Persistem simplesmente porque amam o que fazem e fazem isso para alegrar os seus espectadores, ouvintes e seguidores.
Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/artenosul/2021/04/26/pandemia-revela-pouca-valorizacao-da-arte/