A caça ilegal de animais silvestres no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A caça ilegal de animais silvestres no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Texto 1:

A caça esportiva é proibida no Brasil desde o ano de 1967, quando foi promulgada a lei 5.197/67, que ficou

conhecida como a lei de proteção a fauna, conforme exposto nos artigos abaixo:


Art. 2º É proibido o exercício da caça profissional.


Disponível em: https://fsjonathan.jusbrasil.com.br/artigos/321561230/a-caca-de-animais-silvestres-e-novas-formas-de-fiscalizacao-econtrole#


Texto 2:

Campanha em defesa dos animais nativos do Brasil. Contra a caça, aprisionamento e

tráfico

O combate aos crimes ambientais é parte essencial de uma política de proteção da natureza. A persistência e o aumento do registro de casos de caça, captura e tráfico de animais da fauna silvestre, pesca predatória e de crimes contra a flora, apontam a fragilização e precariedade das ações que o Poder Público deveria implementar em todos os níveis.

Esse quadro se agrava com as ameaças e investidas criminosas contra a vida das pessoas que, voluntariamente,

tentam minimizar essa lacuna criada pela ausência do Estado, denunciando e procurando coibir os crimes ambientais, entre eles a caça.

A atual omissão do estado nos seus diversos níveis faz crescer a cada dia a sensação de impunidade, motor maior da promoção desses atos criminosos.


Disponível em: https://apremavi.org.br/areas-tematicas/politicas-publicas/mobilizacao/eu-respeito-os-animais-da-natureza-e-digonao-a-caca/


Texto 3:



124 visualizações0 comentário