Êxodo da mão de obra qualificada: o que o Brasil deve fazer para reter seus talentos?

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Êxodo da mão de obra qualificada: o que o Brasil deve fazer para reter seus talentos?”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Texto 1:


Texto 2:


Brasil é pior que a média da América Latina em formar e aproveitar profissionais


O Brasil tem desempenho abaixo da média da América Latina no aproveitamento do potencial de trabalho de sua população, segundo uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial. O país caiu para a 83ª posição no ranking global de capital humano, divulgado nesta terça-feira (28). Caiu cinco posições em relação ao ano passado e 26 posições na comparação a 2013, ano em que o indicador foi criado. Os grandes países latino-americanos caíram em comparação aos de outras regiões do mundo, principalmente do Leste Europeu e do Sudeste Asiático.

O ranking integra o Relatório sobre Capital Humano (Human Capital Report), que mede como 130 economias educam, treinam e aproveitam a capacidade produtiva de seus cidadãos ao longo de toda a vida.

O relatório aponta que, apesar de o Brasil figurar como a principal economia da América Latina, seu desempenho no desenvolvimento do capital humano está entre os piores da região. O país fica atrás de Cuba, Chile, Panamá, Equador, Argentina, Paraguai, Barbados, Costa Rica, Colômbia e México. Segundo os pesquisadores do Fórum, o Brasil costumava apresentar um desempenho acima da média dos países latino-americanos. Contudo, ao longo dos últimos três anos, caiu para baixo da média regional


Disponível em: https://epoca.globo.com/tempo/noticia/2016/06/brasil-e-pior-que-media-da-america-latina-em-formar-e-aproveitar-profissionais.html


Texto 3:


Canadá quer mais profissionais do Brasil. Veja áreas em alta


Na próxima terça-feira, dia 22/03/2016, a Câmara de Comércio Brasil (CCBC) – Canadá promove, em parceria com o Ministério da Imigração do Québec, uma palestra gratuita em São Paulo para apresentar as oportunidades de trabalho para os interessados em emigrar para a província de Quebéc, região canadense de língua francesa.

O foco da palestra são os profissionais brasileiros da área de TI que falam francês. O conhecimento da língua é fator decisivo no processo de imigração, segundo o Ministério da Imigração, Diversidade e Inclusão do Québec, que é parceiro da CCBC na realização do evento.


Disponível em: https://exame.com/carreira/canada-quer-mais-profissionais-do-brasil-veja-areas-em-alta/





921 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo